Séries/TV

Game of Thrones bate recorde de audiência em estreia da 8ª temporada

Em seu novo e último ano, Game of Thrones estabeleceu um recorde de audiência para sua estréia na temporada final.

O sucesso da HBO alcançou 17,4 milhões de telespectadores na noite de domingo em várias veiculações e incluindo alguns streamings, como HBO Now e HBO GO.

Isso faz da 8ª temporada do GoT a maior transmissão da história da HBO e o programa de entretenimento mais assistido do ano (o recordista anterior era The Big Bang Theory, da CBS, com 14,1 milhões de telespectadores em 7 de fevereiro), apesar de a HBO estar disponível em muito menos casas do que a rede de transmissão.

O número supera o recorde anterior da série de 16,9 milhões de espectadores para o final da temporada anterior, há dois anos. Diante dos números, não houve um aumento considerável desde a estréia da 7ª temporada (16,1 milhões), como se poderia esperar, no entanto.

Mas o recorde é que apesar da HBO perder assinantes da Dish Network, em uma disputa contratual em dezembro passado (que a HBO acredita ter impactado os números), e alguns parceiros de streaming (como Amazon, Hulu, Roku) não foram contabilizados neste número da primeira rodada.

E não foi apenas na TV que a série se deu bem. A estreia da última temporada explodiu no Twitter, acumulando 5 milhões de tuítes, um recorde para a série (Sam revelando a verdade sobre os pais de Jon Snow foi o mais tuitado sobre o momento).

Na semana passada, o Daily Mail do Reino Unido escreveu uma reportagem afirmando que o retorno de Game of Thrones poderia acumular um bilhão de telespectadores em todo o mundo, mas a verdade é que a HBO não sabe quantos telespectadores recebem globalmente por todos os métodos de distribuição . O número global real será muito mais próximo de 100 milhões. (NCIS foi calculado em 2016 para ser o “drama mais visto no mundo”, com apenas 47 milhões de espectadores).

Ainda assim, o Game of Thrones é muito provavelmente a maior série do mundo neste momento. A 7ª temporada, que estreou em 21 de abril, cresceu para cerca de 32 milhões de espectadores por episódio, após meses de audiência.

O esperado é que os números aumentem significativamente a cada episódio da nova temporada.

Abaixo, veja a trajetória de público dos Game of Thrones nos últimos anos.

TemporadaVisualizações de exibição inicial (milhões)Total de visualizações (milhões)

 Total em %

12.529.327.1%
23.811.632.8%
34.714.432.6%
46.8419.135.8%
56.8820.234.1%
67.6925.729.9%
710.2632.831.3%